Seguindo para Sul e tomando o curso da estrada N359 somos levados até Portagem, passando antes pelas Ferrarias, pela Senhora da Rocha e cruzando com a estrada M1142.
É de realçar a forma como Portagem se dispõe na paisagem e se desenvolve ao longo de um vale sendo de destacar o seu Fontanário, a Ponte Romana aí presente e a sua Igreja. Para além disso podem ainda ser obtidas várias vistas para a cidade de Marvão.
Em seguida o percurso muda para a estrada M246-1 passando pelo Rio Sever, pelo Cabeço do Leão, por São Salvador, por Olhos de Água e cruza-se com a estrada M521 passando em seguida, por Queijeira, pelo Povo, pelo Porto da Espada e voltando a cruzar-se mais uma vez com a estrada M521. É de destacar que todo este percurso está envolvido numa paisagem de montanha devido à proximidade para com a Serra de Selada e com a Serra de São Mamede.
Posteriormente o percurso passa pelas proximidades da Serra Fria e cruza-se com a estrada M1037 chegando depois a Braçais onde se podem novamente, obter várias e belas vistas para a cidade de Marvão. Aqui grande parte dos campos encontram-se ocupados por olivais misturados com alguns afloramentos rochosos à superfície do solo.
Continuando o percurso passamos pela Fonte dos Currais Pequenos e depois avistamos a montanha do Porto de Roque indo depois, cruzar-nos com a estrada M1036-2 onde a paisagem montanhosa marca uma menor presença, tornando-se a área envolvente menos acidentada.
Passamos pela Penha da Esparoeira, pelos Galegos, pelo Monte de Baixo e depois por uma área muito próxima com a fronteira de Portugal com Espanha indo depois ver Castelo, Crença, passar pelo Rio Sever, pelo Vale de Carvão, pela Aseiceira, cruzar com a estrada M1029 e chegar a Santo António das Areias.
Mais tarde o percurso muda para a estrada M1024 indo evidenciar a presença da Fonte do Candeço, da Fonte das Hortas, do Cancho da Alagoa e mudar depois para a estrada M1024.
Seguindo o curso desta estrada passamos pela Tapada do Mato, pelo Salto do Cavalo e próximo de Castelo do Vidago.
Antes de chegar a Pombal são de destacar dois elementos pelas suas caraterísticas e importância, a Anta da Granja e um dólmen situado nas suas proximidades.
Na área junto a Pombal é de evidenciar a presença do Menir de Pombais e de uma paisagem repleta por formações graníticas e de sobreiros.
Em seguida o percurso faz-nos passar por Sapateiro, por Beirã, onde se destaca a sua Igreja Matriz, pela Ribeira de Cabril indo depois o seu curso mudar para a estrada M359 que nos leva até Barretos de onde, se podem voltar a obter vistas da cidade de Marvão.
Mudando novamente o curso do percurso, desta vez, para a estrada M524, passamos pela Fonte Sagueiro de Cima, pela Ribeira de Cabril, pela Fonte de Pico, pela Ribeira das Águas mudando depois, para a estrada M1033 onde voltamos a ter uma presença mais marcada da paisagem da montanha.
Por fim, e com o objetivo de chegar ao nosso ponto de partida, vemos o Vale Rodam, passamos por Minhota e o curso do percurso muda para a estrada N359, surgindo depois um percurso alternativo que segue até Marvão, enquanto que no percurso principal volta a aparecer no horizonte a Serra do Saporo e a povoação de Jardim antes de chegarmos ao ponto de partida do percurso.